terça-feira, 25 de maio de 2010

A Clockwork Orange

Kubrick, já se disse... foi o maior de todos nos EUA. Pois bem, eu, para mal dos meus pecados, não falei ainda de uma obra-prima ainda mais pecadora, a santidade frutífera d'A Laranja, como eu e amigos da universidade lhes costumámos considerar quando da sua estreia. Ando às voltas com isto, se é obra-prima não há mais nada a dizer, mas com isto temos tudo para dizer. Se há algo que me desilude neste aqui é o facto de prever uma revolução ultra-violenta-ultra-sexual que idealizou um presente obscuramente perfeito. O presente que temos é uma bela merda, cheio de miúdos que, se querem sexo, ligam os favoritos XXX, ignorantes, bestas que não reconhecem o valor do cinema e deste aqui. Ah, se pelo menos o vissem!! Desabafos à parte: este é um dos meus filmes preferidos. Pronto.

4 comentários:

Roberto Simões disse...

É mesmo uma grande filme 5*
Uma obra sublime. É, em crescendo, tudo isto e tanto mais: prevertida, libidinosa, provocadora, controversa, insólita, religiosa, politica e socialmente satírica, hilariante. É a arte de filmar em todo o seu esplendor, com o selo autoral e inequívoco de Kubrick.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Back Room disse...

É desafiante, no mínimo.

O meu primeiro filme de Kubrick.

Carlos Natálio disse...

Que amargura.
Mais tarde ou mais cedo qualquer jovem que ligue "os favoritos XXX, ignorantes, bestas" comerá da laranjinha. É esperar. O problema é se fica só pela fruta.

Álvaro Martins disse...

Gosto muito de Kubrick, foi um génio sem dúvida, mas quanto a mim acho que o Ford foi o maior de todos. Opiniões :)