segunda-feira, 17 de maio de 2010

La Mala Educación

Várias são as razões que me levam a pensar este La mala educación como o melhor do trabalho de Almodóvar. Tem o Gael García Bernal, que está fenomenal como actor, actor-faz-de-conta e actor, que está no expoente máximo da sua beleza (o espanhol sabe filmá-lo como deve ser), que dá vida à trama; é uma obra que, apesar de se afastar do motivo predilecto do cineasta (as mulheres, claro está), se defronta com o mais íntimo e pessoal do realizador (o mistério absoluto do corpo masculino); explora, a jeito de film-noir, um Anticristo íntimo, um ajuste de contas com uma cristandade absolutamente perdida nos seus pecados (será que o Papa viu este filme?), uma lição de boa educação para aqueles que traumatizaram centenas de crianças; é um romance complexo, trágico no seu âmago mas de deliciosa vista. Toda a mise-en-scène é prodigiosa, desde a construção cénica que nos dá o habitual toque espanhol até a transposição audiovisual das cenas mais subtis (pensemos numa sequência onde os dois personagens, em que a do Gael está a mentir e a fazer-se passar por outro, se encontram no carro e a música "Cuore Matto" está a dar na rádio: digli la verità, la verità, e forse capirà, capirà, perché la verità, tu non l’hai detta mai!). Sim, sem dúvida genial, este filme, apesar de Almodóvar ser um cineasta eternamente aprendiz.

5 comentários:

Back Room disse...

Porque dizes que Almodóvar é eternamente aprendiz?

Frederico Fellini disse...

Por uma razão muito simples, porque Almodóvar tenta encontrar-se no meio do estilo de Kusturica, neste caso de la ma educación de Bergman, de...! Percebes? Ele próprio o admite. É um aprendiz porque ele ainda não tem definido um estilo que se considere seu, seu-seu. Tanto navega pelo fatela, pelo novelesco mexicano, como pelo realismo, pelo absurdo cénico que edificou Woody Allen.

Marcelo Pereira disse...

Já vi a filmografia toda de Almodóvar (ou melhor, dos seus 17 vi 15), e este é mesmo o meu predilecto. Gael García Bernal tem o papel da sua carreira, deslumbrante!

Abraço

Frederico Fellini disse...

Sim, concordo contigo. Eu já vi muito de Almodóvar também e vejo-o como um realizador demasiado desequilibrado. Pelo menos tem um Mala Educación para ser recordado.

Roberto Simões disse...

O meu favorito se Almodóvar também. Seguem-se-lhe FALA COM ELA e EM CARNE VIVA.

5*

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «