segunda-feira, 17 de maio de 2010

Idioterne

É sempre com grande prazer que revejo esta obra do realizador dinamarquês Lars von Trier, o gajo que quer que o público e os críticos se fodam, tal como as personagens que filma a foderem tão estúpida e idotamente. De facto, Trier tem por base a tese de que a sociedade está perdida no medo de soltar o seu id (para usar um termo que o próprio Freud utilizaria - e como este ficaria contente a ver este filme!) e fugir ao seu super-ego, no entanto, retrata um grupo de idiotas (pessoas que fingem ser deficientes mentais ao lado dos "normais") com especial agrado. O facto é que a sua teoria de que os idiotas são, realmente, os "normais", se reverte num trágico final como o realizador gosta de nos oferecer. Por que não ir na rua, tranquilamente, pegar numa flor e cheirá-la? Quem é o idiota - eu, que parei na rua para cheirar uma flor, ou a lavadeira que olhou para mim com nojo e reprovação? Somos todos idiotas no mundo de von Trier.

8 comentários:

Back Room disse...

Cá está um Von Trier que tenho há muito para ver e que também encaixa na metáfora de "camelo, leão e criança".

Pelas escolhas para os primeiros posts, o blog promete e identifico-me com o teu gosto.

O único destes todos que não se enquadra naquilo que mais gosto é Elia Kazan, mas Marlon Brando está de facto deslumbrante, com uma tensão sexual que não deve ter paralelo.

Voltarei.

Frederico Fellini disse...

Olá, Back Room. Foste o meu primeiro comentário, mereces um prémio por isso! Obrigado pelas palavras carinhosas. Gosto muito do teu blog, também. Em que consiste essa metáfora do camelo, do leão e da criança? Elia Kazan é um autor a redescobrir, mas folgo em saber que partilhas o meu gosto por Brando, que está lindíssimo. Volta.

Anónimo disse...

Comecei a ler desde do post mais recente até ao mais antigo....
So no fim é que vi que o blog é prematuro.
De qualquer modo já está fixo nos "Meus Favoritos"
Espero que continue assim, de vento em "polpa"

Tem boas Criticas!
Só uma sugestão, poderia editar a sua formaçao...

abraço

Frederico Fellini disse...

Obrigado, anónimo! E eu espero que voltes também. A formação como assim? Abraço

Anónimo disse...

Edita o teu profile!
Pela forma de avilar os filmes pareces ter uma formação/ estudos relevantes... Espero não estar a esteriotipar...

De qualquer modo, parabéns!

Frederico Fellini disse...

Obrigado, anónimo, mas prefiro deixar isso para mim eheh

Back Room disse...

"camelo, leão e criança" parte da metáfora de Nietzsche que diz que o ser humano passa por três estados de evolução: camelo é o estado inicial, leão quando se começa a revoltar e tem a força para pensar mais alto e criança quando fica completamente livre de preconceitos, pronto a encontrar o seu lugar no mundo. Eu fiz a minha adaptação da metáfora, e dou preferência a filmes que evoquem esse sentimento de abertura, como aqueles que retratam a contracultura. Mas é irrelevante para o blog, é só algo que me atrai.

É umas das interpretações das três fases do 2001, também.

Frederico Fellini disse...

Muito bem, gostei... é interessante essa perspectiva, a de nietzsche e de do 2001.