Várias são as razões que me levam a pensar este La mala educación como o melhor do trabalho de Almodóvar. Tem o Gael García Bernal, que está fenomenal como actor, actor-faz-de-conta e actor, que está no expoente máximo da sua beleza (o espanhol sabe filmá-lo como deve ser), que dá vida à trama; é uma obra que, apesar de se afastar do motivo predilecto do cineasta (as mulheres, claro está), se defronta com o mais íntimo e pessoal do realizador (o mistério absoluto do corpo masculino); explora, a jeito de film-noir, um Anticristo íntimo, um ajuste de contas com uma cristandade absolutamente perdida nos seus pecados (será que o Papa viu este filme?), uma lição de boa educação para aqueles que traumatizaram centenas de crianças; é um romance complexo, trágico no seu âmago mas de deliciosa vista. Toda a mise-en-scène é prodigiosa, desde a construção cénica que nos dá o habitual toque espanhol até a transposição audiovisual das cenas mais subtis (pensemos numa sequência onde os dois personagens, em que a do Gael está a mentir e a fazer-se passar por outro, se encontram no carro e a música "Cuore Matto" está a dar na rádio: digli la verità, la verità, e forse capirà, capirà, perché la verità, tu non l’hai detta mai!). Sim, sem dúvida genial, este filme, apesar de Almodóvar ser um cineasta eternamente aprendiz.
ENCONTRO COM PEDRO M. RUIVO
Há 4 dias
5 comentários:
Porque dizes que Almodóvar é eternamente aprendiz?
Por uma razão muito simples, porque Almodóvar tenta encontrar-se no meio do estilo de Kusturica, neste caso de la ma educación de Bergman, de...! Percebes? Ele próprio o admite. É um aprendiz porque ele ainda não tem definido um estilo que se considere seu, seu-seu. Tanto navega pelo fatela, pelo novelesco mexicano, como pelo realismo, pelo absurdo cénico que edificou Woody Allen.
Já vi a filmografia toda de Almodóvar (ou melhor, dos seus 17 vi 15), e este é mesmo o meu predilecto. Gael García Bernal tem o papel da sua carreira, deslumbrante!
Abraço
Sim, concordo contigo. Eu já vi muito de Almodóvar também e vejo-o como um realizador demasiado desequilibrado. Pelo menos tem um Mala Educación para ser recordado.
O meu favorito se Almodóvar também. Seguem-se-lhe FALA COM ELA e EM CARNE VIVA.
5*
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «
Enviar um comentário